O segmento supermercadista de Minas Gerais está cada vez mais forte e representativo no cenário nacional. É o que comprova o Ranking Abras de 2019. Na lista das 20 maiores empresas do setor no Brasil, estão cinco mineiras, como já havia ocorrido no ano passado. As redes mineiras que compõem esse seleto grupo totalizam faturamento de R$ 17,1 bilhões, com crescimento de 11,4% em relação à pesquisa anterior. O Ranking Abras está na 42ª edição e foi divulgado parcialmente, com as 20 maiores empresas, no dia 18 de março. A lista completa, com todas as informações sobre o setor no Brasil, será conhecida no dia 5 de maio. Mas já é certo que Minas, juntamente com São Paulo, são os maiores em termos de empresas mais bem posicionadas. Isso, excetuando-se as empresas multinacionais (Carrefour, Grupo Pão de Açúcar, Walmart e Cencosud), que têm operação em praticamente todo país.
EXPANSÃO SUSTENTÁVEL
As redes mineiras não só mantiveram as posições, mas conseguiram avançar. Em termos percentuais, a maior expansão foi da rede Mart Minas Atacado e Varejo, que cresceu 24,41% e subiu uma posição, ao passar da 14ª para a 13ª, com faturamento de R$ 2,77 bilhões. Um avanço ancorado tanto na abertura de unidades, quanto no crescimento de vendas no conceito das mesmas lojas. “As duas coisas aconteceram: crescemos com as lojas inauguradas há mais de um ano e também as novas lojas contribuíram. Foram cinco inaugurações em 2018”, confirma o diretor Comercial e de Marketing da empresa, Filipe Martins. A posição no ranking, como sempre defendem os diretores das redes, não é o que norteia a atuação ao longo do ano, mas ela traz o reflexo do trabalho. “Ficamos muito felizes quando subimos algumas posições no ranking, mas não temos isso como objetivo”, relata Martins. “Para nós, ganhar uma posição é uma consequência, e não uma meta. Nosso objetivo é construir um plano de expansão que seja sustentável, buscando sempre eficiência operacional, alinhamento com os fornecedores e respeito aos clientes”
ENTRE AS 10
Quem também avançou no ranking foi a DMA Distribuidora. A detentora das bandeiras EPA Supermercados e Mineirão Atacarejo se consolida cada vez mais entre as 10 maiores empresas supermercadistas do Brasil, com faturamento de R$3,68 bilhões, o que a levou da décima para a nona colocação, com crescimento de 9,72%. Em 2018, a rede empreendeu forte expansão com inaugurações tanto da bandeira de atacarejo quanto da de supermercados de vizinhança. Por isso, a posição no ranking chega como “o coroamento de um ano de trabalho bem realizado”, segundo o diretor de Marketing do Grupo, Roberto Gosende. “Isso mostra que estamos no caminho certo”, afirma. Para ele, esse crescimento vem do relacionamento e da confiança dos seus principais públicos: fornecedores, clientes e colaboradores. Nenhuma empresa consegue chegar a uma posição dessa, reconhece Gosende, sem que tenha respeito e confiabilidade junto ao fornecedor, sem o apoio e o comprometimento dos seus colaboradores e sem a confiança dos seus clientes. É com esse reconhecimento aos seus principais atores que, neste ano, a empresa vai continuar no seu plano de crescimento, que mantém há 60 anos. “Porque esta é a receita do Grupo DMA: abrir lojas, gerar empregos e continuar com muito trabalho”, disse o executivo.
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