A Secretária de Educação de Mariana, Aline Oliveira, esclareceu importantes dúvidas sobre a educação na cidade, sobre quais providências serão tomadas para que o ensino tenha melhor qualidade, estruturas escolares, e como a Secretaria faz para superar os obstáculos que aparecem no caminho, dentre outros assuntos.
1 – Como está a educação em Mariana?
Aline Oliveira – Primeiramente, gostaria de agradecer a oportunidade que o Jornal Panfletu’s está oferecendo à Secretaria Municipal de Educação em esclarecer questões muito importantes, em ouvir todos os lados de maneira imparcial para que haja mais justiça, isso é muito importante. Eu agradeço sempre ao jornal, pois eu sei que vocês têm essa transparência, e por isso, vocês têm essa credibilidade inquestionável na cidade em relação à divulgação de todas as matérias.
Em relação à educação, este ano começou com muitos desafios. Estamos no mês de fevereiro, muitas questões relacionadas à educação vieram à tona. Nós tivemos, também, um ano de 2018 com muitos obstáculos que graças a Deus conseguimos superar, tivemos que reorganizar todo o nosso quadro pessoal para este ano de 2019, e de 376 contatos, passamos para 130, conseguindo diminui-los e gerando um renda a mais para os nossos cofres públicos. Foi uma meta que tivemos e que conseguimos cumprir.
Uma outra questão que todos estão avaliando positivamente foi a nossa mudança para este prédio, localizado na Avenida João Ramos Filho, nº298, no Barro Preto, e que auxiliou o município a economizar R$48.000,00 no aluguel. Além da diminuição dos gastos, hoje estamos bem localizados e a estrutura do prédio é muito boa.
2 – Gostaria que você falasse um pouco sobre as despesas da SEMED.
Em relação às despesas da SEMED, atualmente temos uma despesa fixa, tendo como base o ano de 2018, em torno de R$55.000.000,00, e é um grande desafio manter tudo o que compete à educação com orçamento enxuto, mas nós estamos fazendo o nosso melhor. Com muita garra e superação, estamos levando a educação da melhor maneira possível, de uma forma séria e de qualidade.
3 – Quais são as medidas adotadas em relação a falta de professores e monitores?
Este ano, pela primeira vez, tivemos o processo seletivo e chamamos os aprovados, professores, monitores, pedagogos, para ocuparem as demandas da Secretaria de Educação. A primeira chamada foi no dia 28/01, mas tivemos um grande número de não comparecimentos e de desistências. Por isso, a Secretaria teve que respeitar o prazo legal, de sete dias, para a entrega da documentação, para fazer o exame admissional, para se apresentar na Secretaria de Administração, depois serem encaminhados para a Secretaria de Educação, e, por fim, serem direcionados para as escolas.
Devido a essas ausências e desistências, tivemos a dificuldade de atender a demanda de imediato, mas conseguimos resolver com uma segunda chamada dos candidatos aprovados. Depois, tivemos o processo de designação, após vermos a legalidade na Secretaria de Administração e na Procuradoria, para monitores de ensino especial, e para PEB de Libras, pois não tivemos aprovados suficientes para esses cargos. Esperamos que até o dia 20/02 tudo esteja resolvido. Temos todas as documentações, editais de convocação, as cartas de desistência escritas de próprio punho, e as designações, aqui na Secretaria de Educação.
Nós também tivemos um problema em relação a essas contratações, pois tivemos 37 aposentadorias no final do ano de 2018 e nesse começo de 2019, então sempre tínhamos que reorganizar o quadro para suprir as aposentadorias. Em relação a APAE, o número de profissionais também será resolvido com o processo de designação.
4 – Quais são as propostas para que a educação tenha uma melhor qualidade em nosso município, mantendo suas expectativas?
Continuamos priorizando o direito de aprendizagem dos nossos alunos, a nossa merenda continua com uma excelente qualidade, então não procede as informações de que os professores estavam proibidos de se alimentarem nas escolas. O nosso transporte continha funcionando perfeitamente. Começamos o ano com uma reunião, no dia 01/02, com todas as subsecretarias e os gestores de todas as escolas para passar as orientações, e o que a Secretaria espera para este ano. Também fizemos a audiência pública, no dia 09/02, e tivemos a oportunidade de fazer o monitoramento e a avaliação do Plano Municipal de Educação. Ficamos de 08h às 12h com toda a sociedade civil, com a Secretaria Municipal de Educação e seus servidores que estiveram presentes, e puderam acompanhar a nossa audiência.
Já estamos preparando a conferência, que será no segundo semestre de 2019. A Câmara Municipal de Mariana não esteve presente, e disse que não foi convidada pela Secretaria, mas nós temos como provar que todos os gabinetes receberam o convite.
5 – Gostaria que você falasse mais sobre a manutenção das escolas.
As escolas realmente precisam de manutenção, mas desde a gestões passada, 2010, as escolas apresentam problemas em relação às estruturas dos prédios. Nós estamos fazendo o que podemos, e agora, teremos uma equipe que será vinculada à Secretaria de Educação para fazer essas pequenas reformas na manutenção das escolas, mas para as grandes reformas, eu preciso da parceria das demais Secretarias.
6 – Por fim, gostaria que você deixasse uma mensagem.
Gostaria de deixar registrado que eu estou sempre à disposição do Jornal Panfletu’s para esclarecer qualquer assunto que, por ventura, venha a ser questionado. Este ano de 2019, vamos tentar levar com muito afinco, cautela e prudência para que tudo seja feito da melhor maneira possível, com bastante cuidado. O que nos compete é garantir o direito de aprendizagem dos alunos, e isso faremos com muita responsabilidade e compromisso. Hoje estamos com uma equipe nova no corpo técnico e, para mim, será um prazer apresentá-los em uma próxima matéria.