A Fundação Sorria, por meio de sua Fábrica de Sabonetes Finos, apresenta
três novos produtos que transformam Ouro Preto em fragrâncias
Uma cidade com uma linha própria de perfumes. A partir do dia 15 de dezembro, Ouro Preto passa a fazer parte da pequena lista de cidades que têm fragrâncias específicas. A Fundação Sorria, por meio de sua Fábrica de Sabonetes, lança três perfumes da linha Pérola Ouro Preto, inspirados na história da cidade.
Os perfumes premium, que comemoram os 25 anos da Fundação Sorria, foram desenvolvidos pelo consultor olfativo André Miamoto, com base na perfumaria de nicho. Todo o projeto foi concebido e coordenado pela Torre Comunicação, parceira da Fundação desde 2005. Os aromas evidenciam a singularidade de Ouro Preto, com a memória olfativa do presente e do passado da cidade. Os perfumes são unissex e adequados a situações diferentes: dia a dia; casual; noite/festa.
A elaboração das fragrâncias envolveu nove meses de pesquisa: do projeto à concepção, passando por testes e adequação da linha de produção da Fábrica de Sabonetes Finos. Os moradores da cidade foram envolvidos no processo, participando de entrevistas que deram base à pesquisa dos aromas e também do teste cego para a seleção final dos aromas. “A Fundação Sorria teve a brilhante ideia de homenagear a cidade em sua primeira coleção de perfumes, e por meio do olfato oferecer às pessoas a atmosfera mágica da cidade, com a criação de um produto exclusivo, que se torna uma sofisticada e deliciosa lembrança de Ouro Preto”, diz o perfumista André Miamoto. Ele complete, ainda, que a história e a memória sempre são ingredientes que ofereceram identidade e darão um toque especial ao projeto.
Para o presidente da Fundação Sorria, Aluísio Fortes de Drummond, o desenvolvimento da linha de perfumes continua o processo de sustentabilidade da instituição. Os novos produtos mudam a linha atual da Pérola Ouro Preto, que é focada em cuidados pessoais. “Sentimos necessidade de criar um produto que pudesse representar a memória de Ouro Preto e que fosse utilizado como souvenir”, salienta. Agora, a Pérola tem mais uma opção que, além do uso pessoal, pode ser usada como lembrança ou presente. “Os perfumes são motivo de orgulho para Ouro Preto”, completa Aluísio.
As comemorações para os 25 anos da Fundação Sorria são realizadas em parceria com a Samarco, Vale, Novelis, Hindalco, Hexágono Engenharia, Diminas Construções, Emterpel, Bazar Faria, Transcotta, Turin Transportes, Prefeitura Municipal de Ouro Preto, Câmara Municipal de Ouro Preto, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), FIEMG, Fundação Gorceix, Zoom Produções, L&E Grafar, Rádio Itatiaia Ouro Preto, Masterix Sistemas, Jornal Voz Ativa, OuroPreto.com, Completur Jr, Estúdio Id Investiga a Dança, Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Ouro Preto (Adop) e Centro de Artes e Convenções da UFOP.
Perfumes
Para a fragrância do dia a dia, foram usadas notas de chá branco e notas aquosas. A base é a história do Chá Edelweiss, produzido em meados do século XX na Fazenda no Manso, onde hoje funciona o Parque Estadual do Itacolomi. É um perfume leve e suave.
O toque do perfume casual vem da religiosidade e do misticismo das ervas dos quintais de Ouro Preto. Ele tem notas de incenso, além de referências às ervas aromáticas que inundam a cidade na época da Semana Santa.
A fragrância noturna, ideal para a noite ou para festas, remete à famosa boemia de Ouro Preto. Traz notas de candeia, utilizada nas lareiras e que tem um aroma marcante, e da flor dama da noite, além de uma nota etílica.
Os perfumes começam a ser comercializados em dezembro de 2014.