Carine Camacho
Pedagoga, Mestre em Educação pela UFOP.
Membro da Associação Brasileira de Alfabetização (ABALF)
Proprietária da “APRENDIZ TUTORIA PEDAGÓGICA”
Saber ler e escrever são duas habilidades de extrema importância para o desenvolvimento de qualquer pessoa. É através destas que o indivíduo aprende as funções da língua utilizada em seu meio social. A aprendizagem da leitura e escrita conduzirá os caminhos para apropriação desse sistema de comunicação.
É durante a alfabetização que se desenvolve competências para compreensão do que se fala, lê e escreve. Uma definição traçada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), diz que a alfabetização é um processo de aquisição de habilidades cognitivas básicas, que contribuem para o desenvolvimento dos cidadãos permitindo-lhes uma mudança pessoal e social(UNESCO, 2003).
Para as crianças, de acordo com pesquisas cientificas já comprovadas, aos 6 anos sua maturação biológica e cognitiva já permite a sistematização de seu processo de alfabetização. Não se trata de prontidão para o alfabetizar, mas sim, de uma consideração às questões do aluno e suas particularidades. Daí, a importância de uma intervenção pedagógica que crie oportunidades para o protagonismo infantil, respeitando seu tempo de aprendizagem.
Em tempos pandêmicos temos vivenciado o acontecimento das aulas remotas. Com as escolas fechadas, professores têm se empenhado para que a alfabetização aconteça em casa. Têm sido momentos de reinvenções tanto para docentes quanto para famílias, já que foi necessária a reorganização de ambos. Vale reassaltar aqui a parceria entre família e escola, para que de fato a criança aprendiz mantenha seu acesso à educação, e que, diante desta situação atípica, não lhe seja negado o direito de continuar seu processo de aprendizagem na alfabetização.
Por isso a importância do ensino para a leitura e escrita na vida dos sujeitos, como uma oportunidade ao desenvolvimento social e econômico de uma sociedade. Desde 1967 comemora-se o dia Mundial da Alfabetização, data essa escolhida pela UNESCO, como uma ação de conscientização quanto a esse processo escolar e sua relação com a formação dos sujeitos. Assim, as questões da alfabetização necessitam estar em constante diálogo entre escola e sociedade, dada a importância sócio-histórica e sua eminente promoção de mudanças.
Foto: Arquivo Pessoal /