O grupo Meninas da Barra, formado por bordadeiras de Barra Longa (MG), participou da Feira Internacional de Negócios Criativos e Colaborativos Digital (FINCC), que aconteceu, de maneira virtual, no início de maio. As artesãs apresentaram a trajetória do grupo e contaram com foi feita a parceria com o estilista Ronaldo Fraga.
O evento on-line foi acompanhado por pessoas de 35 países diferentes e a apresentação das Meninas da Barra, como case de sucesso, contou com o acesso de cerca de 250 participantes. A palestra das bordadeiras está disponível no YouTube da Fundação Renova e pode ser acessado no link: https://www.youtube.com/watch?v=FZbD-D7IVXo.
“Foi gratificante ver nosso trabalho divulgado. Jamais poderíamos imaginar tamanha repercussão em nível nacional. Foi a nossa primeira feira digital e deu tudo certo. E estamos também nas redes sociais. Lá, as pessoas podem ver nossos bordados e estão nos procurando”, conta Maria Magaly Lanna, bordadeira do grupo.
As Meninas da Barra mantêm viva a antiga tradição do bordado na região, que preserva os conhecimentos herdados dos colonizadores portugueses e que hoje geram renda e destaque para o trabalho feminino.
O grupo é um dos 11 projetos de artesãos locais apoiados pela Fundação Renova, por meio da Associação de Cultura Gerais (ACG). Essas iniciativas recebem consultorias, cursos de capacitação e profissionalização. O grupo também participou de outras feiras de exposição e de artesanato em municípios de Minas Gerais e do Espírito Santo e em Brasília.
Fruto desse trabalho com as bordadeiras está a parceria com Ronaldo Fraga, que levou as criações das artesãs para a São Paulo Fashion Week de 2018. Algumas das peças produzidas para o desfile, agora, fazem parte do acervo do Museu de Arte de São Paulo (Masp).
“A Fundação Renova apoia o trabalho das artesãs com assessorias técnicas de desenvolvimento do empreendedorismo digital, gestão, marketing digital, abertura de mercado e vendas. Buscamos, junto ao grupo, estimular a economia criativa e valorização da produção regional”, diz a analista do Programa de Economia e Inovação da Fundação Renova, Andréa Furtado.
Oportunidade de venda
Durante o evento, promovido pelo Sebrae Paraíba, foram realizadas palestras, apresentação de cases de sucesso, lançamento de livros, rodadas de negócios com lojistas e expositores, em um universo de segmentos como economia criativa, artesanato e arte popular, artes visuais, audiovisual, dentre outros.
Neste ano, a FINCC também ofereceu aos participantes uma área virtual para exposição e comercialização de produtos artesanais. As Meninas da Barra adquiriram um estande virtual e utilizaram o catálogo de produtos digital desenvolvido em parceria com Fundação Renova para apresentar as principais criações, que utilizam técnicas diversas, como richelieu, crivo, bainha, crochê e fuxico. As bordadeiras também expõem suas peças no Instagram e no Facebook do grupo.
Foto: Divulgação