Artesãos de sete comunidades atingidas pelo rompimento da barragem de Fundão em Mariana (MG), em 2015, terão a oportunidade de expor e comercializar seus produtos na 30ª Feira Nacional de Artesanato, que acontece entre os dias 3 e 8 de dezembro, no Expominas, em Belo Horizonte.
Ao todo, 26 representantes de 12 grupos de artesanato de Minas Gerais e do Espírito Santo apresentarão seus produtos no evento, dentre eles bordados, crochês, pinturas, peças de decoração e doces artesanais.
Os grupos apresentarão os trabalhos em um estande coletivo, onde também será mostrada toda a trajetória do processo de reparação e da retomada de atividade das comunidades. Esse é um trabalho feito por meio de capacitações, investimentos, desenvolvimento de marca e produtos, abertura de novos mercados, entre outras ações apoiadas pela área de Economia e Inovação da Fundação Renova.
Para o especialista em Economia e Inovação da Fundação Renova, Roberto Ruggeri, a experiência é uma oportunidade de promover as manifestações culturais dos dois Estados para visitantes do Brasil e do mundo. “Além da exposição e comercialização dos produtos, a ideia é proporcionar a convivência entre os grupos. Assim, há uma troca de conhecimentos acerca de necessidades, demandas, oportunidades de mercado. Com o evento, eles conhecem outros expositores, firmam parcerias e evoluem profissionalmente”, diz.
A expositora Andreia Luiza Tolentins Vasconcelos, do grupo Casa das Artes de Mariana, ressalta a importância da participação na 30ª Feira Nacional: “Levaremos bordados em richelieu, bordado livre, flores de crochê. Mas também levaremos, com o nosso artesanato, o nome da cidade para conhecimento de toda Minas Gerais e também de outros Estados. Assim, esperamos fazer contato com comerciantes para a revenda de nossos produtos, o que é importante para o nosso desenvolvimento e crescimento”, explica.
O Grupo Arte (Associação dos Artesãos e Assemelhados de Regência e Região) também estará presente no evento. Para a artesã Claldenisia Correia, a oportunidade será de aprendizado. “A ida à feira nos proporcionará o conhecimento do mercado. Lá, poderemos ver o que o temos de novo. Esperemos que nossa participação possa nos acrescentar e que nossas vendas sejam um sucesso”, diz.
Foto: Divulgação